Gaiolas

 

A escolha das gaiolas que receberão os pássaros é de fundamental importância. Uma atenção menor e poderemos enfrentar grandes dificuldades no futuro. Há inúmeros modelos de gaiolas no mercado, sendo o mais indicado no processo de reprodução a Gaiola de Arame, apresentando maior eficiência na adaptação do manejo das aves.

 

A preferência deve ser dada às fabricadas totalmente com arame, se tratando de maior higiene e melhor controle de doenças. Para a desinfecção das gaiolas de arame puro,  deve-se submetê-la a um calor de 120 Cº por quinze minutos ou imergi-la em uma solução com os melhores desinfetantes.

 

Há criadores que preferem as gaiolas de madeira, por julgarem mais bonitas e mais leves, porém ela é indicada para criações menores,   de 5  a 6 pássaros. Para grandes quantidades, o manejo dessas gaiolas fica inviável, pois são de difícil higienização, acumulando conseqüentemente muita sujeira, favorecendo a produção de micotoxinas, fungos e outros transmissores de doenças.

 

O tamanho ideal para gaiola das fêmeas é 60 cm x 30 cm x 40 cm e dos machos galadores é de 40 cm x 30 cm x 40 cm (comprimento x largura x altura), podendo haver variações conforme a disponibilidade de espaço. O ideal é que haja uma divisória de grade no centro das gaiolas de reprodução, para quando houver necessidade de se isolar o  casal ou os filhotes. Essa forma de separação é muito utilizada também, no momento da gala, evitando assim eventuais agressões.

 

O fundo dever ter duas grades (enquanto uma está sendo usada, a outra pode ser higienizada) e um fundo de chapa de zinco galvanizado, caso não vá usar o sistema de bobina de papel. O ideal é sempre usar papel no fundo das gaiolas, para se facilitar  a limpeza. Existem criadores que cortam e disponibilizam vários papéis  no fundo das gaiolas, e na hora da limpeza, retiram o de cima permanecendo  os que se encontravam por baixo. Isto não é o correto, pois esses papéis “empilhados” ficam úmidos com as fezes que se encontravam no papel utilizado anteriormente, sendo considerado ideal e  correto a disponibilização de um papel por vez de utilização.